Quem somos?

Tal como o nome indica, nós somos a Ana e o Pestana, alunos do 4ºano da FCNAUP. Este blog destina-se a todos que já se questionaram porque dizem "os antigos" que "a cenoura põe os olhos bonitos" ou que "o peixe faz bem à cabeça"!Será mesmo verdade ou não passam de "mithus" antigos??? Venham descobrir! Contámos com as vossas sugestões ou dúvidas...

26 março, 2007

Porque Só Se Pode Comer Marisco Nos Meses Com "R"?


Comer marisco só nos meses com “r” é uma crença popular com algum fundamento...




Desta vez, os grandes culpados são uns seres microscópicos fotossintéticos, unicelulares com 2 flagelos, denominados DINOFLAGELADOS. São eles os responsáveis pela produção de toxinas altamente potentes, tais como neurotoxinas, toxinas paralisantes e agentes hemolíticos, entre outros.


O fitoplâncton inclui os organismos fotossintéticos e é fundamental para as cadeias alimentares aquáticas. Ora, é neste grupo que se encontram incluídos os "famosos" dinoflagelados!!



Para além dos efeitos nocivos que exercem sob os animais marinhos, são também extremamente perigosos para o Homem, uma vez que os dinoflagelados, como componentes do fitoplancton, são ingeridos pelos peixes e crustáceos que resistem aos seus efeitos nocivos (não morrem) e bioacumulam essas toxinas (acumulam ao longo da cadeia alimentar).






Mas afinal qual é o problema se comermos o marisco cozinhado?
O grande problema é que as toxinas envolvidas são termo-resistentes (resistentes ao processamento culinário e, geralmente, ao processamento ácido)!








A título de curiosidade...

... quando os dinoflagelados se encontram numa situação de crescimento anormal (mais de 20 mil dinoflagelados nocivos por litro de água!) , formam as conhecidas "marés vermelhas" (na imagem em cima). Este crescimento exponencial origina uma alteração da cor do oceano e acumulação de neurotoxinas altamente tóxicas, que causam a morte de muitos organismos que os ingerem.






Estas ocorrências são devidas a factores ambientais específicos, nomeadamente temperaturas superficiais elevadas, grande quantidade de nutrientes, baixa salinidade (frequente após longos períodos chuvosos) e mar calmo. Assim, um período chuvoso seguido de outro ensolarado de Verão causa frequentemente marés vermelhas.






Como já foi dito, há moluscos, crustáceos e outros organismos marinhos que podem não ser afectados pelo consumo destes dinoflagelados, porque conseguem resistir, mas que se tornam altamente tóxicos, podendo causar, nos predadores de topo como o Homem, sequelas que vão desde a paralisia, amnésia e desarranjos intestinais até à morte.






Afinal, há que ter em conta o velho ditado quando tencionarem comprar marisco em meses sem "R" (Maio, Junho, Julho e Agosto), pois são meses mais quentes, durante os quais o crescimento destas biotoxinas marinhas se encontra potenciado.

19 março, 2007

Porque Temos Soluços??? Não deitem as culpas para os pobres alimentos...

Será que a culpa é daquela coca-cola quente ou daquela maldita cerveja bebida de golada??

Já ouviram dizer coisas do género :"não posso comer comida picante senão fico com soluços" ou "se não beber água quando como pão seco, lá vêm os malditos soluços"?

Na verdade, toda a gente tem soluços de vez em quando, especialmente após uma grande refeição ou depois de beber álcool. Os soluços começam quando o diafragma, que se encontra próximo do estômago, fica com espasmos. Sendo que o diafragma é um músculo que, através de contrações rítmicas, nos ajuda na respiração, quando há uma variação no padrão rítmico de contração, a respiração modifica-se. Consequentemente, somos "obrigados" a engolir uma enorme quantidade de ar, que entra rapidamente nos pulmões. Os receptores aí existentes, prontamente transmitem uma "mensagem" ao cérebro que manda um impulso nervoso para a garganta para impedir que mais ar entre. Imediatamente a seguir, as cordas vocais fecham-se como resposta a este estímulo.
É como um "braço-de-ferro" entre o diafragma e a garganta!!


Enquanto que o diafragma força a inalação de ar, a boca e a garganta fazem todos os possíveis para impedir a entrada de ar! A cada contracção do diafragma, a corrente de ar descontrolada faz aquele barulhinho irritante e característico do soluço!!!
Ah! E lamento quem já foi vítima das fantásticas curas caseiras! Nunca vos aconteceu de estarem a soluçar incontrolavelmente enquanto alguém faz "buuu" atrás? Ou alguém explodir um saco de papel perto ouvidos? (isso só contribui para aumentar a surdez!). Nesse mesmo instante, aparece alguém bem-intencionado que vos obriga a beber água por um copo, sem lhe tocar com as mãos. Entretanto, já a água se entornou na camisola e os malditos soluços continuam...


Normalmente, os soluços terminam tão abruptamente como começaram! É só uma questão de estabilizar a respiração!

Por isso, da próxima vez que alguém tentar aplicar a sua receita milagrosa, digam apenas: "estou apenas - hic! - à espera que desapareçam - hic! - obrigado!"








A Cenoura Crua Faz Bem Aos Olhos???

Não é mito! É mesmo VERDADE!

O grande responsável por este mito é a Vitamina A, que se encontra presente sob a forma de pro-vitamina A e em quantidades bastante grandes nas cenouras cruas (1 cenoura= 2025 Equivalentes Retinol).


Há milhares e milhares de anos, já os médicos da época prescreviam um tratamento à base de cenouras para melhorar a visão das pesoas que distinguiam mal as estrelas no céu nocturno.



Muito mais tarde, em 450 a.C. na Grécia antiga, Hipócrates receitava para o mesmo efeito, um tratamento à base de fígado de vitela.





Na verdade, quer a cenoura, quer o fígado são rico em VITAMINA A. Descoberta apenas em 1913 por Elmer McCollum e Marguerite Davis, deram particular atenção a uma substância comum à gema de ovo e a manteiga, que melhorava a visão de animais de laboratório. Outros dois investigadores, Lafayette Mendel e Thomas Osborne, verificaram o mesmo efeito com o óleo de fígado de bacalhau - o famoso tormento de muitas crianças, mas que fornecia altas doses de vitaminas A e D, ambas lipossolúveis.



Em 1919, Steenbock descobriu que havia vegetais que continham uma substância, mais tarde designada pró-vitamina A, que se convertia na vitamina A característica dos animais. Esses vegetais eram, nada mais, nada menos, que a CENOURA, o MILHO e a BATATA DOCE!




Em 1931, o suíço Karrer, recebeu o prémio Nobel da Química pela sua descoberta: a estrutura química da vitamina A.


Só muito mais tarde se veio a descobrir que a vitamina A, para além de necessária para a visão, tinha também propriedades antioxidantes!


Em termos mais técnicos, a vitamina A é importante pois integra-se no processo da percepção de uma imagem. Os bastonetes, as células visuais receptoras de luz na retina do olho, permitem-nos distinguir entre a luz e a escuridão. Estas células contém um pigmento sensível à luz chamado púrpura visual (rodopsina), o qual é um complexo da proteína opsina e da vitamina A. Quando um bastonete é exposto à luz, a púrpura visual desintegra-se, libertando cargas eléctricas para o cérebro. Estes estímulos são depois traduzidos numa imagem composta a qual nós “vemos”. Ao mesmo tempo, é formada nova rodopsina nas células visuais a partir da opsina e da vitamina A.




Afinal, razão têm os nossos avós: "devemos comer cenouras para garantir uma boa visão"

Já a minha avó dizia...

De certo que já todos ouvimos dizer, das bocas dos nossos avós e bisavós, que "os ditos antigos estão sempre certos" e que "os antigos é que têm razão".

Não querendo, de forma alguma, menosprezar a valiosa experiência e a vasta sabedoria dos mais antigos, é nossa intenção desmistificar alguns mithus alimentarius antigos e que, ainda hoje, correm nas bocas de toda a gente, nas capas das mais variadas revistas, nos intervalos da televisão, podendo, por
vezes, induzir em erro...

Já diz o velho ditado que "
contra factos, não há argumentos". Por isso, iremos tentar demonstrar que nem todos os ditos antigos estão correctos e que alguns têm a sua razão de ser...