Quem somos?

Tal como o nome indica, nós somos a Ana e o Pestana, alunos do 4ºano da FCNAUP. Este blog destina-se a todos que já se questionaram porque dizem "os antigos" que "a cenoura põe os olhos bonitos" ou que "o peixe faz bem à cabeça"!Será mesmo verdade ou não passam de "mithus" antigos??? Venham descobrir! Contámos com as vossas sugestões ou dúvidas...

19 março, 2007

Porque Temos Soluços??? Não deitem as culpas para os pobres alimentos...

Será que a culpa é daquela coca-cola quente ou daquela maldita cerveja bebida de golada??

Já ouviram dizer coisas do género :"não posso comer comida picante senão fico com soluços" ou "se não beber água quando como pão seco, lá vêm os malditos soluços"?

Na verdade, toda a gente tem soluços de vez em quando, especialmente após uma grande refeição ou depois de beber álcool. Os soluços começam quando o diafragma, que se encontra próximo do estômago, fica com espasmos. Sendo que o diafragma é um músculo que, através de contrações rítmicas, nos ajuda na respiração, quando há uma variação no padrão rítmico de contração, a respiração modifica-se. Consequentemente, somos "obrigados" a engolir uma enorme quantidade de ar, que entra rapidamente nos pulmões. Os receptores aí existentes, prontamente transmitem uma "mensagem" ao cérebro que manda um impulso nervoso para a garganta para impedir que mais ar entre. Imediatamente a seguir, as cordas vocais fecham-se como resposta a este estímulo.
É como um "braço-de-ferro" entre o diafragma e a garganta!!


Enquanto que o diafragma força a inalação de ar, a boca e a garganta fazem todos os possíveis para impedir a entrada de ar! A cada contracção do diafragma, a corrente de ar descontrolada faz aquele barulhinho irritante e característico do soluço!!!
Ah! E lamento quem já foi vítima das fantásticas curas caseiras! Nunca vos aconteceu de estarem a soluçar incontrolavelmente enquanto alguém faz "buuu" atrás? Ou alguém explodir um saco de papel perto ouvidos? (isso só contribui para aumentar a surdez!). Nesse mesmo instante, aparece alguém bem-intencionado que vos obriga a beber água por um copo, sem lhe tocar com as mãos. Entretanto, já a água se entornou na camisola e os malditos soluços continuam...


Normalmente, os soluços terminam tão abruptamente como começaram! É só uma questão de estabilizar a respiração!

Por isso, da próxima vez que alguém tentar aplicar a sua receita milagrosa, digam apenas: "estou apenas - hic! - à espera que desapareçam - hic! - obrigado!"








Sem comentários: