Quem somos?

Tal como o nome indica, nós somos a Ana e o Pestana, alunos do 4ºano da FCNAUP. Este blog destina-se a todos que já se questionaram porque dizem "os antigos" que "a cenoura põe os olhos bonitos" ou que "o peixe faz bem à cabeça"!Será mesmo verdade ou não passam de "mithus" antigos??? Venham descobrir! Contámos com as vossas sugestões ou dúvidas...

27 abril, 2007

BEBER ÁGUA À REFEIÇÃO ENGORDA?


Em primeiro lugar, é preciso deixar bem claro que a água não tem valor energético, isto é, tem zero quilocalorias, logo não engorda!!! Ou seja, tanto faz beber água antes, durante ou depois das refeições que ela não vai alterar o seu valor calóico!




O que acontece quando se bebe água durante a refeição é que a água dilui os sucos gástricos, tornando a digestão mais lenta e provocando uma sensação de saciedade. Este facto pode até contribuir para evitar a ingestão excessiva.




O mito surge porque alguns indivíduos ingerem quantidades excessivas de comida à refeição e, no final, ingerem água. Ora, apesar da água não ter potecial calórico, ela ocupa espaço no nosso estômago. Quando o volume de comida/bebidas é superior à capacidade do nosso estômago, este dilata-se, podendo até ser causada uma distensão gástrica aguda. A sensação do indivíduo é a de "barriga inchada" e desconforto abdominal!


O consumo de líquidos em quantidades suficientes (cerca de 1,5 a 3 litros por dia, consoante as perdas) é importante para a hidratação geral mas não é um factor decisivo para perder ou ganhar peso ou gordura corporal.

4 comentários:

Pedro Graça disse...

Interessante. Comparem com o que vem no Público:

"Deve evitar-se beber água às refeições?

É grande a variedade de opiniões face à utilidade da ingestão de água durante as refeições na gestão eficaz do peso. Isto resulta, em parte, da falta de consenso entre os especialistas sobre esta matéria:

"Sim, deve beber-se..., porque aumenta a sensação de saciedade (sentir-se "cheio") o que resulta na redução da ingestão de alimentos nessa refeição";

"Não, deve evitar-se..., porque dilata o estômago desnecessariamente e isso aumenta a sensação de fome em refeições posteriores."

Com base na literatura científica e de acordo com pelo menos três estudos*, a conclusão que pode retirar-se é que a ingestão de água antes ou durante a refeição não tem qualquer efeito na ingestão calórica total nessa refeição ou nas seguintes. Ou seja, conclui-se que, para a gestão do peso, é indiferente beber ou não beber água durante a refeição. Curiosamente, um desses estudos, publicado no reconhecido American Journal of Clinical Nutrition em 1999, mostrou que quando a água está incluída na confecção dos alimentos – como no caso da sopa e outros alimentos “malandros”, os efeitos desse prato parecem ser mais saciantes e fazem de facto reduzir a ingestão calórica dessa refeição (sem compensação calórica posterior), comparativamente a beber a mesma quantidade de água como uma bebida.

Na ausência de evidência provável que a água à refeição (ingerida como uma bebida) seja um factor positivo ou negativo para o combate à obesidade, nada contra-indica a sua ingestão antes, durante ou imediatamente após a refeição. Pelo contrário, a hidratação é um aspecto importante para a saúde, pelo que a ingestão de água durante a refeição, na medida da sede de cada pessoa, é aconselhável.

Dois outros aspectos relacionados com o consumo de água e o combate à obesidade devem ser esclarecidos:

- Muitas pessoas crêem que beber muita água ao longo do dia ajuda a emagrecer, mas não há evidência científica que suporte esta crença. Ou seja, a quantidade total de água ingerida durante o dia não está associada à gestão eficaz do peso, nem existe um mecanismo fisiológico plausível para tais efeitos. A recomendação de 1,5-2,5 litros de líquidos por dia é aconselhável para a saúde de todos, sobretudo em dias quentes e/ou húmidos, mas não por ajudar a controlar o peso.

- Relativamente ao potencial de águas com fibras solúveis adicionadas no emagrecimento, existe um estudo preliminar, não publicado na literatura científica, que sugere que o seu consumo (1 litro por dia) faz aumentar a saciedade ao longo do dia. Contudo, no mesmo estudo, não foram observados efeitos significativos no peso corporal. Neste caso, existe um mecanismo fisiológico conhecido – o efeito saciante da fibra alimentar – pelo que permanece em aberto a possibilidade destes produtos auxiliarem na gestão do peso. Este facto terá, no entanto, que ser confirmado por estudos posteriores.

Em suma, existem muitos aspectos alimentares e nutricionais que podem influenciar a saciedade, a ingestão calórica diária e a obtenção e manutenção de um peso saudável, e que por isso merecem toda a atenção por parte dos especialistas e público. A evidência científica disponível actualmente sugere que ingestão de água como uma bebida, durante ou fora das refeições, não é um dos factores mais decisivos.

*Am J Clin Nutr 1999; 70:448-455; Physiol Behav 1990;48:19–26; Am J Clin Nutr 1990;51:428–35."

Anónimo disse...

Realmente...essa é aquela pergunta que nós nutricionistas não suportamos ouvir mas que nos perguntam a toda a hora...

Almeida disse...

Almeida
O que sei sobre a ingestão de água e combate ao excesso de peso é o seguinte. O consumo de água durante qualquer horário em intervalos regulares e próximos de tempo, faz com que o corpo processe essa água e elimine parte deste líquido através da urina, o que fará eliminar outros líquidos retidos no corpo - sabe-se que a privação urinária faz reter muito líquido no corpo - logo se esses líquidos são perdidos o peso naturalmente diminuirá, ainda que pouco e também a sensação do que pode parecer gordura, mas não é, e você ficará menos inchado.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.